Construir piscina: é preciso licenciamento?

7 Outubro 2021

Para que a construção da sua casa nova corra da melhor forma é imprescindível certificar-se de que o projeto tem todas as autorizações e licenças exigidas pela lei – e isto inclui tudo aquilo que construir no seu terreno, seja a edificação principal como a piscina.

É preciso licença para construir piscina?

A construção de piscinas não necessita de licença administrativa, mas obriga a que se informe ou comunique previamente as entidades municipais responsáveis e que se solicite autorização de utilização. No Regulamento Jurídico da Urbanização e Edificação (RJUE) estão assinaladas as obras precisam de licença administrativa, as que estão obrigadas à comunicação prévia e as que necessitam de autorização de utilização:

«1 - A realização de operações urbanísticas depende de licença, comunicação prévia com prazo, adiante designada abreviadamente por comunicação prévia ou comunicação, ou autorização de utilização, nos termos e com as exceções constantes da presente secção.

(…)

4 - Estão sujeitas a comunicação prévia as seguintes operações urbanísticas:

(…) e) A edificação de piscinas associadas a edificação principal;

(…)

6 - Nas operações urbanísticas sujeitas a comunicação prévia pode o interessado, no requerimento inicial, optar pelo regime de licenciamento.»

Artigo 4º Decreto-Lei nº555/99 RJUE

Apesar de não ser obrigatório, o regulamento recomenda que se opte pelo licenciamento. Fale com a equipa responsável pelo projeto da sua casa nova ou, no caso de se tratar da construção da piscina da sua atual moradia, com a empresa especializada. Em ambas as situações, não hesite em aconselhar-se com os técnicos especializados do nosso Gabinete Online.

Qual o tipo de piscina que dispensa licença?

Uma vez que o RJUE não refere exceções, todos os tipos de piscina necessitam de comunicação prévia ou autorização, seja de construção ou de utilização: as piscinas em betão armado, em fibra de vidro e de tipo container ou de superfície.

Como e onde se obtém licença?

As câmaras municipais são as entidades responsáveis pela aprovação da construção de piscinas e autorização de utilização das mesmas, portanto, é a estas que se comunica previamente, e através de requerimento, a intenção de construção e a data de início da obra.

A este requerimento terá de anexar o projeto de arquitetura, de especialidades e de execução, as plantas e toda a documentação que identifique o imóvel, o seu proprietário e os responsáveis da obra (direção técnica, direção de fiscalização de obra, alvará de construção do empreiteiro, seguros e termos de responsabilidade, etc.).

Apesar de a obrigatoriedade de comunicação prévia abranger todos os tipos de piscina, o requerimento para a instalação de piscinas de superfície ou de tipo container, pré-fabricadas ou em kit, exige um conjunto menor de documentação anexa.

A existência de piscina em qualquer moradia acrescenta valor ao imóvel, carisma à casa e momentos únicos de convívio entre família e amigos. Só boas razões para desejar que a construção da sua futura piscina se faça sem preocupações nem imprevistos – não hesite em falar connosco, a nossa equipa especializada vai aconselhá-lo em tudo.

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.