O que deve saber antes de comprar terreno para construir casa

6 Setembro 2021

Se optou por comprar um terreno para construir a sua nova casa, saiba que há mais a fazer do que preparar e assinar o Contrato de Promessa de Compra e Venda (CPCV) desse pedaço de terra que reúne as características que idealizou. Neste artigo, mostramos-lhe os elementos determinantes que tem mesmo de saber sobre o terreno que pretende comprar:

1- Conhecer o “cadastro” do terreno

Em primeiro lugar, deve pedir para consultar os documentos do terreno, nomeadamente a Certidão de Registo Predial e a Caderneta Predial atualizadas, para saber se o terreno tem ónus ou encargos. O mais indicado será pedir uma Certidão de Viabilidade Construtiva, emitida pela respetiva Câmara Municipal, onde consta toda a informação de um imóvel, incluindo as características geomorfológicas.

2- Consultar o Plano Diretor Municipal 

Se vai construir, tem mesmo de consultar o Plano Diretor Municipal (PDM) na respetiva Câmara Municipal, que inclui todas as regras, condicionantes e restrições à construção:

  • o regulamento para o uso, transformação e ocupação do solo;
  • a planta de ordenamento, com a organização do espaço no território municipal;
  • a planta de condicionantes, onde são indicadas quaisquer restrições de utilidade pública e de construção.

Se o terreno escolhido estiver já integrado em loteamento, deve consultar a última versão do alvará de loteamento deferida e eventuais planos de pormenor que possam existir. É com base nestes planos que vai ficar a saber quais as características da possível construção: polígono de implantação, áreas, número de pisos, altura de muros, etc..

3- Apresentar projeto e pedir licenças

O ideal é que o terreno já esteja inserido numa zona com autorização para construção e que as infraestruturas básicas estejam facilmente acessíveis. Mas se não for o caso e o terreno não estiver integrado em loteamentos, eis o que terá de apresentar:

  • um projeto de licenciamento junto da respetiva Câmara Municipal, ou seja, um projeto de arquitetura da nova construção e todos os projetos de engenharia;
  • requerimento para emissão do alvará de construção, após aprovação do projeto;
  • requerimento para a emissão de autorização de utilização, após conclusão da obra.

4- Calcular taxas, impostos e isenções fiscais

Por último, deve consultar o Regulamento Municipal de Taxas Relacionadas com a Atividade Urbanística e Operações Conexas do Município para conhecer quais as taxas e impostos aplicáveis, assim como as isenções e reduções de que poderá beneficiar. Deste rol destacamos:

  • taxas urbanísticas e taxas de compensação urbanísticas inerentes ao processo de licenciamento;
  • Imposto Municipal sobre Transmissões (IMT);
  • Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Se pretende comprar um terreno e poupar tempo, esforços e dinheiro neste processo, venha ter connosco. Os técnicos especilizados do nosso Gabinete online vão ajudá-lo a concretizar o seu projeto, sem imprevistos nem preocupações.

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.