5 erros a evitar na impermeabilização

8 Setembro 2021

É indiscutível que a impermeabilização é uma das operações mais importantes para proteger uma edificação do efeito nocivo dos elementos naturais, sobretudo da água, mas ainda assim é comum vermos casas com problemas de infiltrações, e alguns são tão graves que colocam em risco as estruturas. São a consequência de 5 erros na impermeabilização que vai querer mesmo evitar:

1- Não ter plano de impermeabilização

Cada etapa da construção representa um mini projeto dentro do projeto principal que é a casa dos seus sonhos. E se há fases que poderá prescindível de um plano, outras há que necessitam de ser tratadas com a máxima atenção – é o caso da impermeabilização, que deve ser encarada com toda a seriedade, exigindo-se estudar as características da envolvente ambiental e do imóvel a construir, e a definir com rigor o sistema, as técnicas e os materiais mais adequados.

2- Ignorar a envolvente geográfica e escolher o sistema inadequado

Este erro é consequência do anterior, ou seja, é o que acontece quando se faz o processo de impermeabilização sem conhecer as características do terreno e do clima, e as do imóvel: aplica-se técnicas e materiais que não vão proteger as superfícies expostas aos elementos naturais.

O que acontece quando os impermeabilizantes são inadequados a determinadas superfícies? Não só a eficácia dos materiais fica reduzida como poderá ser inexistente.

3- Aplicação incorreta das técnicas e materiais

É frequente, também, verificar que o sistema de impermeabilização foi aplicado de forma incorreta, apesar de ser o mais adequado às superfícies em questão (paredes interiores de várias zonas, fachadas, coberturas, muros, etc.) e dos materiais serem de boa qualidade. A aplicação dos impermeabilizantes exige que se respeite as instruções de preparação e utilização dos seus fornecedores, bem como conhecimento e experiência para lidar com este tipo de materiais.

4- Preferir o preço à qualidade dos materiais

«O barato sai caro» é o cliché que melhor e mais se aplica ao projeto e construção de edifícios e, em particular, à sua futura casa. De facto, nas etapas em que se trabalha as estruturas da casa, e a sua segurança e proteção, tem mesmo de evitar poupar em materiais e matérias-primas de qualidade inferior e tem mesmo de investir em soluções eficientes e eficazes a curto, médio e longo prazo. A impermeabilização da sua nova casa é uma dessas etapas e optar por um sistema (técnicas e materiais) mais barato, sem certificações nem garantias, em detrimento da qualidade pode trazer-lhe uma sequência de problemas que se estenderão, inclusive, à sua saúde e da sua família.

5- Contratar equipas sem certificação

Por último, a contratação de profissionais não especializados e sem certificação é um erro que tem mesmo de evitar. Aliás, a primeira decisão a tomar é a escolha de técnicos especializados, com know-how e experiência – e não apenas na fase da impermeabilização, mas desde o primeiro momento e em todas as etapas.

Com uma equipa especializada a seu lado como a nossa, a casa dos seus sonhos vai tornar-se realidade, sem preocupações nem imprevistos. Não hesite, pois, em falar connosco e colocar-nos as suas questões sobre este e outros temas.

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.