Levantamento topográfico: o que é e para que serve

13 Setembro 2021

Sabia que o levantamento topográfico é um dos elementos cruciais para se iniciar a construção de qualquer edificação? Assim é, e tem de estar presente em todas as fases, desde o seu projeto até à sua fiscalização. Uma vez que se trata de algo imprescindível para ter a casa dos seus sonhos, então, tem mesmo de saber o que é, para que serve e como se obtém um levantamento topográfico.

O que é o levantamento topográfico?

O levantamento topográfico mais não é do que o ato de recolher e registar as características de um terreno de acordo com as regras da topografia. Esta é a ciência ou técnica de colocar em desenho todos os aspetos de um local nas várias dimensões e formas (área, comprimento, relevo, elevações e depressões, etc.). É assim que se fazem as cartas, os mapas, as plantas e outros documentos de cartografia.

A topografia designa todos aqueles elementos de “acidentes geográficos” e “pontos notáveis”, os quais incluem:

  • as coordenadas geográficas;
  • todos os atributos morfológicos do terreno, isto é, tudo o que define a sua forma e composição;
  • os acessos ao terreno, sejam viários (rodovias, ferrovias, ciclovias), terrestres, fluviais ou marítimos: estradas e arruamentos, pontes, caminhos e carreiros, rios e canais, praias, etc.;
  • tudo o que delimita o terreno, como edificações, muros, caminhos, vedações, marcos, veredas, matas, pinhais, cursos de água, etc.;
  • as infraestruturas existentes e respectiva localização: abastecimento de água, de eletricidade e de gás, saneamento, etc.;
  • as construções e edificações existentes no terreno e na vizinhança;
  • o tipo de vegetação existente e a sinalização de áreas e espécies protegidas.

Os levantamentos topográficos podem ser feitos de quatro formas, consoante o tipo de atributos que se recolhe:

  • planimétrico: é usado para identificar o perímetro do imóvel, registando-se as medidas em plano que definem a área;
  • altimétrico: regista-se as medidas do plano vertical que identificam o relevo natural de um terreno, como elevações, depressões e declives, ficando de fora as edificações feitas pelo homem;
  • planialtimétrico: regista-se ambas as medidas e o levantamento fica mais detalhado;
  • georreferenciado: é o mais completo de todos, pois inclui ainda as coordenadas geográficas.

Para que serve o levantamento topográfico?

Por esta altura, já se apercebeu da utilidade de um levantamento topográfico na planificação do projeto da sua nova casa e da respetiva execução: o conhecimento exato do terreno vai permitir à equipa técnica identificar pontos favoráveis e contrariedades, trabalhando nas soluções mais adequadas e reduzindo, ou evitando, imprevistos e preocupações.

Com o levantamento topográfico corrige-se eventuais disparidades existentes entre registos, como o registo predial e caderneta predial. Estas situações acontecem quando os registos são antigos. 

O  levantamento topográfico é também necessário, aliás, é imprescindível para registar o imóvel e obter todo o tipo de licenças que autorizem a construção de uma edificação em todas as suas fases, bem como todo o tipo de obra que seja necessário fazer, como demolições, remoção de terras, etc..

Como se obtém um levantamento topográfico?

Ainda que tirar medidas ao terreno pareça ser simples e descomplicado, o certo é que o levantamento topográfico é um procedimento que obedece a técnicas das ciências topográfica e cartográfica, executado por um topógrafo autorizado e em conformidade com as normas vigentes em cada país.

A melhor forma de obter o levantamento topográfico do terreno onde vai construir a sua casa nova é falar já connosco. A nossa equipa tem técnicos especializados que o vão ajudar em todas as fases.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.