Dicas para poupar dinheiro na mudança da casa

26 Janeiro 2023

Mudar de casa é um misto de entusiasmo e de dor de cabeça: por um lado, deseja-se o momento de estar na casa nova, a desfrutar do aconchego do lar; por outro, instala-se a ansiedade de ter tanta coisa para tratar e de ter despesas extras.

No que toca às despesas, temos 3 dicas eficazes que vão contribuir para reduzir os custos, ajudar no orçamento familiar e até aliviar parte da ansiedade que é normal sentir-se.

 

Planear com antecedência para gerir custos e imprevistos

Esta é a primeira sugestão de qualquer perito em soluções imobiliárias e em projetos, seja arquitetos ou decoradores e home stylists. Quer tenha muito tempo para se mudar ou um prazo curto (um mês, por exemplo), é sempre bom fazer uma lista do que é necessário para a mudança, desde a escolha dos móveis que levará consigo até à limpeza e arrumação da casa para onde vai morar. Esta lista vai ajudá-lo a organizar a vida familiar de modo a conciliar tanto a rotina diária com as tarefas necessárias à preparação da mudança, como o orçamento familiar com despesas inerentes a esta fase (por exemplo, produtos de limpeza, caixas de arrumação, transportadora).

Assim, quando planifica antecipadamente consegue controlar melhor custos, tempo e eventuais imprevistos que podem significar mais despesas.

 

Vender o que não vai levar para a nova casa para um dinheiro extra

A venda de móveis, de artigos do lar, de eletrodomésticos e utilitários, e de roupa nem sempre é uma opção para quem está a planificar a mudança de casa, mas a verdade é que é uma fonte de ganhos:

  • vai libertar-se daquilo que já não tem uso para si ou que não tem espaço na nova casa;
  • menos bagagem significa menos coisas para empacotar e menos peso para transportar;
  • poupa tempo e dinheiro em material para empacotar e no transporte.

 

Reutilizar caixas e sacos, revistas e panos velhos para poupar dinheiro

Uma das vantagens de planificar a mudança é a de ter tempo para ir juntando revistas, jornais e panos velhos com os quais poderá embrulhar peças decorativas, louças, móveis e outros, e os sacos de compras do supermercado e as caixas grandes de cartão nos quais pode empacotar e transportar as suas coisas.

Assim, em vez de gastar dinheiro na compra de papel e caixas de cartão, peça a amigos, familiares e colegas. Pode ainda pedir embalagens grandes de cartão juntos dos supermercados, nomeadamente, aquelas cujo destino será o contentor azul da reciclagem.

 

Fazer a limpeza e o transporte para poupar dinheiro nestes serviços

Sempre que possível, faça você mesmo a limpeza das casas, tanto daquela que vai deixar como aquela para onde vai morar, e transporte pelos seus meios tudo aquilo que puder. Esta é altura de chamar amigos e família a contribuir – ajudar a transportar e a limpar, emprestar veículos (há sempre um amigo, um tio ou um primo que tem uma carrinha), preparar snacks ou ficar com os miúdos enquanto se faz a mudança. Para além de poupar dinheiro na contratação de empresas de transporte, é ainda uma forma de promover o convívio e o espírito de entreajuda.

 

Se gostou destas dicas, então, veja outras sugestões de poupança que pode começar já a aplicar nas finanças e no dia a dia da família: desde dicas de eficiência energética e de gestão dos gastos da casa, até ao crédito habitação, vamos ajudá-lo nas metas de sustentabilidade.

 

 No que toca ao processo de compra e venda de uma casa, na SI Imobiliária somos especialistas em todas as etapas, incluindo a da contratação de crédito habitação. Mas não ficamos por aqui e vamos também ajudá-lo a instalar-se na sua casa nova – mudanças, home styling e decoração de interiores e exteriores são algumas das áreas em que a nossa equipa SI Projetos tem experiência e formação comprovadas.  Não hesite, fale já connosco.

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.