Casas passivas: consumir menos, viver melhor

19 Janeiro 2023

A casa passiva é um conceito que nasceu na Alemanha, na década de 1980, mas que hoje em dia está difundido a nível global e graças às vantagens que aporta às famílias, à sociedade e ao planeta. De facto, a Passivhaus, palavra alemão que designa a casa passiva, oferece níveis elevados de conforto térmico, de qualidade do ar e ambiente interior, e de poupança energética. E apesar de se chamarem «casas», o termo designa as várias edificações ecológicas construídas de acordo com este conceito.

Afinal, o que são as casas passivas e que vantagens são estas? É o que vamos ver.

 

Casas passivas, o que são?

São edifícios cuja construção utiliza sistemas, métodos e técnicas construtivas com o objetivo de alcançar o índice máximo de eficiência quando comparado com a edificação tradicional, índice este que tem de resultar do desempenho energético, do grau de conforto, da qualidade do ambiente do espaço e respetivo impacto na saúde, e da sustentabilidade económica (as casas têm de ser acessíveis).

 

A arquitetura passiva

O conceito de casa passiva não diz respeito a um tipo de construção, mas sim a um padrão de arquitetura ao qual estão associados dois grupos de critérios:

a) os critérios bioclimáticos:

  • considerar as características geomorfológicas e climáticas do local;
  • utilização dos recursos naturais do local e sua otimização.

b) os critérios de construção:

  • orientação do edifício;
  • isolamento térmico;
  • estanqueidade do ar;
  • eliminação das pontes térmicas;
  • ventilação com recuperação de calor;
  • portas e janelas termicamente ótimas.

 

Hoje em dia, este tipo de padrão é já uma norma certificada, a Norma ou Padrão Passivhaus, e as edificações que quiserem receber a designação de casas passivas têm de cumprir com os critérios da arquitetura passiva e com os requisitos impostos pelo Padrão Passivhaus.

 

Quais as vantagens das casas passivas?

Este tipo de edifícios apresenta vantagens que não deixam ninguém indiferente:

  • redução do consumo de energia de cerca de 80% face às construções tradicionais;
  • adapta-se a qualquer tipo de edificação para habitação (moradias, apartamentos), para escritórios e para serviços públicos, como escolas, repartições administrativas, etc.;
  • adapta-se a qualquer local do mundo e respetivo clima.

 

Como se percebe, as casas passivas apresentam um significativo contributo para a sustentabilidade:

  • no dia a dia das famílias traduz-se no aumento da qualidade de vida: consumos otimizados significam menos despesas e mais poupança, mais conforto e melhor saúde;
  • a nível global traduz-se na redução da pegada ambiental.

 

Se está a pensar comprar ou construir casa própria, um imóvel com estas características pode ser a solução ideal para si. Pondere connosco os benefícios de optar por uma casa passiva, tanto para o ambiente como para as finanças e saúde da sua família: os nossos especialistas SI Imobiliária e a nossa equipa de arquitetura e construção SI Projetos vão analisar consigo todos os detalhes do seu caso.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.