O que deve saber antes de pedir crédito habitação

10 Novembro 2022

Construir casa própria ou comprar imóvel para habitação é uma das mais impactantes decisões no que diz respeito à gestão da economia familiar – implica mexer nas poupanças e, para a maioria de nós, ficar a pagar um empréstimo a longo prazo. Por isso, vale a pena saber que contas deve fazer antes de pedir um crédito habitação.

 

Reserve as poupanças para a entrada do empréstimo

O primeiro fator que deve considerar é que os empréstimos não são concedidos a 100% do valor do imóvel e, no caso de construir casa, do terreno. Assim, nos seus cálculos para apurar a taxa de esforço da família tem de incluir este valor, que pode ser, no mínimo, 10% do preço da casa.

 

Considere os custos indiretos que impactam o valor da casa

É do conhecimento de todos que o preço de um imóvel é a soma de fatores intrínsecos e extrínsecos, como o tipo de construção e materiais usados, os acabamentos, a envolvente geográfica e a localização. No caso de se construir de raiz, considera-se os custos do projeto de arquitetura e da obra.

Mas o que nem todos incluem nas contas para apurar o valor da casa são os custos indiretos:

  • as despesas em obras e remodelações, caso se trate da compra de imóvel usado e antigo;
  • as despesas das deslocações da família, de casa para o trabalho e para a escola;
  • as despesas de condomínio.

 

Impostos, comissões e seguros

São as despesas inerentes à compra ou à construção de um imóvel com recurso ao crédito habitação: documentos e registos, impostos, comissões e seguros. Umas são pagas antes e durante o processo, e outras vai pagar depois de assinar o contrato, mas todas devem ser previstas nas contas que fizer antes de pedir o empréstimo:

  • comissões bancárias e despesas do processo: comissão de dossier e de avaliação, pagas antes da escritura, e comissão de formalização paga no ato da escritura;
  • registo de compra e registo de hipoteca;
  • cópia certificada do contrato e o depósito de Documento Particular Autenticado online;
  • Imposto Municipal de Transações Onerosas de Imóveis (IMT);
  • Imposto de Selo (IS)
  • seguro de vida e seguro multirriscos;
  • Imposto Municipal de Imóveis (IMI);
  • a certidão de viabilidade construtiva e o Pedido de Informação Prévia (PIP), para a construção com crédito – neste caso, deve acrescentar ainda as licenças e demais encargos previstos no caderno de encargos do plano de arquitetura.

Para conhecer em detalhe quais as despesas inerentes à construção de casa própria, contacte o nosso Gabinete técnico ou os especialistas da SI Projeto, sempre disponíveis para apoiá-lo no sonho de ter uma casa pensada especialmente para si e para a sua família.

 

Faça a simulação do valor das prestações

A melhor forma de estimar o montante da prestação antes de se dirigir ao banco é fazer uma simulação junto de especialistas em financiamento autenticados pelo Banco de Portugal, como a SI Crédito.

Fale já com um dos gestores da SI Crédito, temos a solução ideal para si e para a sua família.

 

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.