Como funciona o crédito para construir casa?

11 Outubro 2022

A construção de casa acaba por ser uma opção para quem procura habitação própria que tenha um determinado conjunto de características difícil de reunir num imóvel já construído: dimensões, tipologia e localização que satisfaça as necessidades da família; sistema construtivo, estilo arquitetónico, sistemas de aquecimento e outras características de construção, como materiais, coberturas e acabamentos, etc.; garagens, arrecadações e anexos; espaços exteriores, como varandas, pátios, jardins e piscinas; preço adequado à taxa de esforço do agregado familiar.

Construir moradia própria permite, então, ter a casa que sempre se idealizou a preços mais competitivos e, até, vir a poupar alguns milhares de euros. No entanto, e para a maioria de nós, tanto a aquisição de imóvel como a sua construção são um investimento só possível com recurso a financiamento – é o crédito à construção. Vamos explicar-lhe do que se trata e qual a melhor solução para si.

O que é o crédito à construção?

O crédito à construção é um produto bancário que tal como o crédito habitação se destina a financiar a aquisição de habitação própria e permanente, mas com características diferentes. Vejamos, então, o que caracteriza este tipo de empréstimo:

  • o montante do empréstimo é estabelecido com base na avaliação do projeto de arquitetura (no caderno de encargos do projeto) e num orçamento para a construção de imóvel;
  • o financiamento é feito em parcelas ou tranches cujo montante vai sendo entregue à medida que se realiza a construção e que esta vai sendo vistoriada pelos peritos do banco ou instituição financeira;
  • a garantia a apresentar ao banco é o terreno e tudo o que nele estiver ou venha a ser construído;
  • tem um período de carência do capital que pode ir dos 24 meses (2 anos) significando que durante este tempo só se paga os juros.

 

O que deve ter em conta quando contratar um crédito à construção?

Tal como os outros tipos de financiamento a crédito não são concedidos na totalidade do valor pedido, também o dinheiro necessário para construir não será emprestado a 100%. Assim, e com isto em mente, tenha em consideração alguns aspetos decisivos para avançar:

  • habitualmente, o montante máximo do empréstimo para construir corresponde a 90% do valor total da construção apurado pela avaliação do terreno e pelo caderno de encargos apresentado no projeto de arquitetura;
  • há bancos e entidades financeiras que só disponibilizam o dinheiro quando a construção já se iniciou, portanto, terá de suportar os encargos iniciais da obra com o seu capital próprio até receber a primeira parcela do empréstimo;
  • se optar por um crédito para comprar terreno e construir casa, a verba total financiada poderá ser maior, já que é atribuída separadamente uma percentagem para o terreno e outra para a construção.

 

É preciso ter terreno para pedir o empréstimo?

Uma vez que a garantia a apresentar ao banco ou à entidade financeira é o terreno e tudo o que nela estiver ou venha a ser construído, é mais do que conveniente já ter o terreno antes de pedir o empréstimo.

Todavia, para quem pretende terreno, há bancos que oferecem outro tipo de financiamento que permite, simultaneamente, pedir verba para comprar terreno e construir habitação.

No entanto, e para salvaguarda das partes (tanto do banco como a do tomador do empréstimo), a concessão daquele crédito está sujeita à apresentação da certidão de viabilidade construtiva do terreno e o do Pedido de Informação Prévia (PIP) – e, uma vez que as instituições de crédito têm posturas e políticas distintas entre si, pode ser necessário apresentar mais documentos.

Se este é o seu caso, fale connosco antes de solicitar o empréstimo ao seu banco: em primeiro lugar, os nossos técnicos de arquitetura e engenharias guiá-lo nos passos a dar; e depois, os nossos gestores SI Crédito vão ajudá-lo na simulação das melhores condições.

 

Qual a melhor solução de crédito para si?

A construção de casa própria não é a única alternativa para quem pretende adquirir um imóvel o mais personalizado possível – há ainda a opção de comprar casa em planta, que permite a escolha de inúmeros itens ao seu gosto e o acompanhamento da obra, e obter um imóvel a um preço mais competitivo, entre outras vantagens.

Quer opte pela compra de casa em planta ou pela construção de casa própria e pretende recorrer a financiamento, na SI Crédito vai encontrar a solução ideal para si e para a sua família, usufruindo de prazos mais alargados, spreads competitivos e prestações mais baixas. Fale já com um dos nossos gestores e peça uma simulação agora.

 

Imagens © Direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.