Área bruta, área útil, área habitável, sabe o que são?

21 Setembro 2022

No léxico do setor imobiliário, a palavra "área" está associada a um conjunto de conceitos ligeiramente diferentes entre si, reflexo do leque de especialidades envolvidas – desde a arquitetura e as suas vertentes, passando pelo urbanismo e as engenharias, até à mediação imobiliária.

Por se tratar de um dos termos mais usados neste setor, é alvo de inúmeras confusões quanto ao seu significado – e para quem não trabalha no ramo nem está familiarizado com o vocabulário, é mais do que natural ter dúvidas.

Para ajudá-lo, reunimos as definições das "áreas" mais usadas em contexto imobiliário – seja na elaboração e execução do projeto de arquitetura, na construção de edifício ou na sua reabilitação, remodelação e manutenção, e na compra e venda de imóveis.

 

Área bruta, área bruta dependente e área bruta privativa

A área bruta do fogo é o valor que corresponde à superfície total do fogo e que é medida pelo perímetro exterior das paredes exteriores e pelos eixos das paredes separadoras dos fogos, incluindo varandas privativas, locais acessórios e a quota-parte que lhe corresponda nas circulações comuns do edifício.

A área bruta dependente é área coberta e fechada de uso exclusivo, ainda que constitua parte comum e se situe no exterior do edifício ou da fração, e cuja utilização é acessória face ao uso ao que se destina o edifício ou fração. Considera-se, então, como área bruta dependente a garagem e parqueamento, instalação para animais, arrecadação, sótão ou cave acessível, e varanda (desde que não esteja integrada na área bruta privativa), e ainda outros locais privativos de função distintas das já mencionadas.

Já a área bruta privativa é aquela que corresponde à superfície total medida pelo perímetro exterior e eixos das paredes ou outros elementos separadores do edifício ou da fração, incluindo varandas privativas fechadas, caves e sótãos privativos com utilização idêntica à do edifício ou da fração.           

 

Área útil, área habitável, área média

A área útil do fogo corresponde à superfície do fogo medida pelo perímetro interior das paredes que o limitam, descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas. Inclui vestíbulos, circulações interiores, instalações sanitárias, arrumos, outros compartimentos de função similar e armários nas paredes.

Por sua vez, a área habitável do fogo corresponde ao somatório das superfícies das divisões ou dos compartimentos habitáveis do fogo e que são medidos pelo perímetro interior das paredes que limitam cada compartimento e descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.

 

Área de construção do edifício, área de implantação

A área de construção do edifício é a área que corresponde ao somatório das áreas de todos os pisos, acima e abaixo da cota de soleira, excluindo-se as áreas em sótão e em cave sem pé-direito regulamentar.

A área de implantação do edifício é a área de solo que fica delimitada pelo perímetro exterior do contacto do edifício com o solo e à qual se soma, quando aplicável, a área de solo delimitada pelo perímetro exterior das paredes exteriores dos pisos em cave, na parte que se situa fora da prumada do perímetro exterior do contacto do edifício com o solo. A área de implantação inclui os anexos.

E área total de construção corresponde à soma das áreas de construção de todos os edifícios existentes ou previstos numa porção delimitada de território.

 

É sempre conveniente saber o que significam os termos que lê no projeto e nas plantas da sua moradia nova, ou na documentação do imóvel que pretende comprar, mas não precisa de aprofundar os seus conhecimentos – qualquer questão ou dúvida, basta falar com o nosso Gabinete online e os técnicos especializados vão ajudá-lo.

 

Imagens © Direitos reservados

Fontes: INE – Instituto Nacional de Estatística, Regime Geral das Edificações Urbanas (RGEU)

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.