As Proptech estão a mudar a compra e venda de casa

17 Junho 2022

Já ninguém nega que a adoção das novas tecnologias pelos vários setores da economia veio revolucionar a forma como as empresas e as entidades públicas se relacionam com clientes, parceiros e contribuintes. O setor imobiliário não ficou indiferente e o resultado está no surgimento das Proptech.

O que são as Proptech?

Proptech é a abreviatura do termo inglês property technology que designa as empresas do setor imobiliário e construção que incorporam a tecnologia digital no seu modelo de negócio.

Grandemente impulsionada pela pandemia Covid-19, a adoção da tecnologia digital transformou o paradigma das relações comerciais, do trabalho e dos serviços, que deixaram de ser executados exclusivamente de forma presencial para serem desenvolvidos também online. E se antes da pandemia entidades, empresas e consumidores já podiam vender, comprar e fazer pagamentos online, a verdade é que as operações financeiras e as transações tornaram-se mais seguras e transparentes, e tratar de assuntos ficou mais conveniente e rápido.

O papel das Proptech na compra e venda de casa

No setor imobiliário, esta "revolução" está a ser feita pelas Proptech cuja inovação implementada já permite realizar online e de forma simples, prática e segura:

Tudo isto e muito mais é possível devido a tecnologias muito específicas usadas pelas Proptech, a saber:

  • a blockchain, que possibilita realizar transações imobiliárias de forma simples e segura;
  • a IoT, abreviatura de Internet of Things, que confere características de inteligência artificial a qualquer objeto presente num imóvel;
  • as criptomoedas, que possibilitam as transações internacionais;
  • a geolocalização, que possibilita analisar imóveis com mais detalhe, já que fornece várias características do local, incluindo pontos de interesse, e dados de construção;
  • a Big Data, que recolhe todo o tipo de informação que possibilita identificar tendências e hábitos de consumo, e desejos e necessidades dos utilizadores/clientes;
  • os drones, que fornecem a vista panorâmica de um local ou imóvel, seja vídeo ou fotografia;
  • a realidade aumentada e virtual, que possibilita visualizar as edificações antes de serem construídas.

 

Para quem pretende vender, comprar ou construir casa nova, ter o apoio de uma Proptech como a nossa é fundamental para encontrar a solução ideal para si e para a sua família – fale já com nosso Gabinete online, somos peritos no setor imobiliário e construção, e vamos ajudá-lo a concretizar o seu sonho de forma planeada e sem imprevistos.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.