Lareiras: tipos e fontes de energia

21 Dezembro 2021

Independente das preferências de cada pessoa quanto ao estilo, há fatores que são decisivos na escolha da lareira de interior ideal para a casa:

  • as necessidades da família e a função da lareira: aquecer (aquecimento principal ou complementar), cozinhar, estética e design;
  • o local de instalação;
  • a fonte de energia.

Lareiras abertas, fechadas e de embutir

São três os tipos ou sistemas de lareiras: as lareiras abertas, as fechadas e as de embutir:

Lareiras abertas

São as tradicionais e que fazem parte do nosso imaginário. Têm de estar ligadas ao exterior para a extração do fumo e saída da corrente de ar quente, através de uma conduta, a chaminé. A altura da conduta vai determinar a eficácia da extração.

  • produz pouco aquecimento;
  • eficiência energética baixa, cerca de 15%;
  • consumo elevado de energia;
  • a fonte de energia, a lenha, é económica.

 

Lareiras de embutir

Como o nome indica, estas lareiras são colocadas numa chaminé e não têm câmara de fumo acima da de combustão, como as lareiras abertas. Funciona com uma turbina na parte inferior que suga o ar para uma câmara onde é aquecido. Depois, passa por uma grelha colocada na parte superior e é lançado para o ambiente.

  • tecnologia de dupla combustão, que recupera o calor dos gases produzidos e permite rentabilizar a combustão;
  • eficiência energética superior a 70%;
  • sistema de vidro limpo.

Lareiras fechadas

Este tipo de lareira é indicado para aquecer de forma consistente os espaços, permitindo uma boa distribuição do calor, sem fumos nem cinzas. No entanto, se a casa já tiver lareira aberta e quiser substituir por uma deste tipo, é necessário deitar abaixo a chaminé e construir outra.

  • elevada capacidade de aquecimento;
  • boa distribuição do calor;
  • tecnologia de dupla combustão;
  • eficiência energética superior a 90%;
  • requer mais investimento em manutenção.

Lareiras em função da fonte de energia

Outro elemento a considerar na hora de escolher a lareira é a fonte de energia, tal como acontece com os sistemas de aquecimento central. É uma questão de verificar os consumos, averiguar a eficiência energética e fazer contas.

  • lareiras a lenha;
  • lareiras a gás;
  • lareiras a bioetanol;
  • lareiras elétricas.

Escolher a lareira em função do seu uso

Como já mencionámos, a forma como se pretende usufruir da lareira é um fator decisivo para determinar qual o tipo mais adequado à habitação ou a zonas da casa.

Assim, se o objetivo é o de complementar o sistema de aquecimento principal pode optar por lareiras abertas ou de embutir. Se for uma divisão ou espaço maior, sugere-se a lareira fechada.

Se se pretender um efeito estético e decorativo, ou conferir mais aconchego a um ambiente, também se sugere as lareiras abertas e as de embutir.

Mas se a função da lareira for a de aquecer realmente o espaço, então, as lareiras fechadas são a opção mais indicada.

À semelhança de outros sistemas de aquecimento, também as lareiras necessitam de técnicos certificados para a sua instalação e sua manutenção, garantindo-se a segurança da casa e dos seus habitantes.

Agora que já tem mais noções sobre lareiras, sugerimos que experimente o nosso simulador online para configurar diferentes opções da sua futura casa. E não hesite em falar com os especialistas do nosso Gabinete técnico, em conjunto encontraremos as soluções mais adequadas.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.