A Open House Porto está de regresso, é a 7ª edição

7 Abril 2022

É a sétima edição da iniciativa organizada e produzida pela Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, e que faz parte do Open House Worlwide, um evento internacional que promove, a nível global, a arquitetura e a ligação entre as pessoas e os edifícios.

A Open House Porto, o festival de arquitetura

A Open House Porto mais não é do que um roteiro de espaços de valor arquitetónico e cultural selecionados por especialistas em História e em Arquitetura, e dirigido ao público em geral como forma de explorar e conhecer as cidades e a sua arquitetura.

Do roteiro fazem parte espaços interiores e exteriores, que serão visitados pelo público na companhia de especialistas. As visitas são gratuitas, sem necessidade de marcação prévia (existe um horário definido para cada uma) e sem itinerário obrigatório, isto é, cada pessoa visita o que quer e quando quiser.

A curadoria desta 7ª edição está a cargo da arquiteta Graça e do historiador Joel Cleto, a dupla que pensou no roteiro como uma forma de levar as pessoas a sair de casa e a reencontrar a sua cidade, a entendê-la como uma "casa coletiva" – uma ideia que faz ainda mais sentido depois de dois anos de pandemia e consequentes confinamentos em casa.

Quando, onde e como vai acontecer a edição de 2022?

A Open House Porto vai decorrer nos dias 2 e 3 de julho nas cidades de Gaia, da Maia, de Matosinhos e do Porto, mas ainda não é pública a lista dos locais selecionados. De acordo com a organização, esta informação estará disponível durante o mês de junho, no website do evento.

As entradas nos espaços serão gratuitas e dentro dos horários estabelecidos, em visitas que podem ser livres e sem formação de grupo, em visitas de grupo acompanhadas por voluntários da Open House Porto, ou em visitas de grupo acompanhadas e comentadas por um especialista convidado ou pelo autor do projeto de arquitetura.

Atividades paralelas

A par daquele roteiro, há ainda as atividades dos Programa Caleidoscópio e Programa Plus, também estes disponíveis para consulta a partir do mês de junho, no website do evento.

 

A edição deste ano da Open House Porto tem como parceiros as câmaras municipais da Maia, de Matosinhos, de Gaia e do Porto, e envolve um conjunto alargado de entidades, como a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Fundação Serra Henriques, o Metro do Porto, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, o Turismo do Porto e do Norte de Portugal, a ACAPO, a Companhia Instável e a Hands on Discover.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.