O sistema construtivo LSF

15 Setembro 2021

É provável que a sigla LSF diga pouco a quem não está familiarizado com a terminologia de arquitetura e engenharia civil. Mas já o termo “estrutura em aço leve” é, de certeza, reconhecido pela maioria de nós e está associado a este sistema de construção. Venha descobrir do que se trata.

A estrutura Light Steel Framing

LSF significa light steel framing e é a designação adotada pelos técnicos especializados para identificar este sistema que consiste na construção de uma estrutura em aço leve ou aço galvanizado assente em estruturas de betão enterradas, fundações e caves. O LSF possui elementos-chave que o distinguem de outros sistemas construtivos:

  • estrutura em gaiola composta por elementos em aço leve e de espessura mais reduzida (os perfis);
  • o uso dos materiais pesados, como o betão, restringem-se às fundações;
  • a construção exige menor e mais curta mobilização de maquinaria e equipamento pesado;
  • dispensa vigas e colunas, sendo a carga distribuída por toda a estrutura;
  • suporta qualquer tipo de acabamento exterior e interior.

Que vantagens oferece o LSF?

Este é um sistema adequado à construção de estruturas leves e de altura baixa, como moradias e edifícios de apartamentos até três pisos, e é muito versátil.  As casas em LSF promovem a sustentabilidade, reduzindo os custos de manutenção, o consumo energético e o impacte no ambiente. E porquê?

  • rapidez de construção;
  • segurança e durabilidade;
  • oferece grande resistência sísmica;
  • oferece boa resistência contra incêndios;
  • assegura conforto térmico e sonoro, através do isolamento: no exterior, o material é o poliestireno expandido; e no interior são placas de gesso laminado e vários centímetros de lã mineral;
  • construção sustentável: os materiais utilizados são recicláveis ou ecoeficientes; há redução significativa na emissão de CO2 na fabricação e montagem dos materiais utilizados, comparativamente ao método tradicional.

Que limitações oferece o LSF?

Tal como outros sistemas, também o LSF apresenta limitações e desvantagens:

  • limitação de abertura de vãos, devido à sua estrutura resistente em gaiola;
  • fraca inércia térmica (capacidade do edifício para não ter variações de temperatura no seu interior);
  • maior exigência quanto à qualidade/capacidade de isolamento térmico de caixilharias e vidros.

Antes de tomar qualquer decisão relativamente ao tipo de construção e de sistema construtivo, é conveniente consultar os especialistas para ficar a par de todas as vantagens e limitações que cada um apresenta. Não hesite em consultar o nosso Gabinete técnico e experimentar o nosso simulador online, duas ferramentas imprescindíveis na planificação da casa dos seus sonhos, sem imprevistos nem preocupações.

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.