O Programa Edifícios + Sustentáveis traz mais apoios em 2022

28 Dezembro 2021

Financiado através do Fundo Ambiental, a 2ª fase Programa de Apoio Edifícios +Sustentáveis (PAES) é agora melhorada com o reforço de verbas provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e com um conjunto de alterações, das quais se destaca o prolongamento do prazo de entrega das candidaturas até 31 de março de 2022 e a existência de uma fase de pedido de esclarecimentos aos candidatos durante a avaliação das candidaturas.

Estas alterações foram pensadas para que se alcance, de forma mais eficaz e efetiva, os objetivos macro do Programa e têm em vista:

  • alavancar as vantagens do Programa;
  • melhorar a eficácia energética e ambiental das habitações;
  • otimizar o processo de avaliação das candidaturas;
  • aumentar o número de candidaturas elegíveis.

Quais novidades introduzidas ao PAES II?

O Programa de Apoio Edifícios + Sustentáveis contém agora as seguintes novidades:

  • o prolongamento do prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo até às 23h59 do dia 31 de março de 2022 ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação;
  • o reforço da dotação do PAES II em 15 milhões de euros, passando para uma dotação global de 45 milhões de euros em 2021;
  • a alteração do limite máximo de despesas elegíveis para a tipologia 2, cujas taxas de comparticipação e limites podem ser consultados na tabela aqui;
  • a alteração da redação da tipologia 2, permitindo a utilização de outros materiais além dos de base natural, com uma comparticipação inferior; consulte aqui as tipologias;
  • a inclusão de uma etapa de pedido de esclarecimentos e/ou elementos complementares ao candidato, por uma única vez.

A melhoria significativa do desempenho energético e ambiental dos edifícios vai impactar positivamente as famílias – mais conforto, menos consumos e mais poupanças.

Se está a pensar construir casa nova e ainda não preparou a sua candidatura ao PAES, não espere mais e converse com a equipa responsável pelo projeto, ou contacte já o nosso Gabinete técnico.

 

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.