Construção sustentável: o que é?

20 Setembro 2021

A construção sustentável não é uma tendência, mas sim o futuro. Representa a preservação da natureza e do planeta, utilizando-se de forma eficiente os recursos, e significa a garantia de um progresso socioeconómico sustentável. Venha saber o que é a construção sustentável e por que motivo vale mesmo a pena investir numa casa eficiente.

O conceito de construção sustentável

Todos temos uma noção do que é a construção sustentável, mas nada melhor do que ficarmos a saber a definição que é aceite internacionalmente e que pertence a Charles Kibert, professor e investigador da área da Engenharia: «a construção sustentável é a criação e gestão responsável de um ambiente construído saudável, considerando os princípios ecológicos e a utilização eficiente dos recursos».

No conceito estão incluídos o projeto, a construção, a manutenção e o desmantelamento de edificações. Para que uma construção seja considerada sustentável tem de obedecer aos seguintes critérios:

  • fazer a análise do seu impacte no ambiente e na comunidade a nível local e global;
  • ter um planeamento partilhado de recursos, com vista à sua otimização;
  • matérias-primas e processos eficientes;
  • adoção de estratégias passivas de produção de energia;
  • gestão e reciclagem de resíduos;

Os 5 pilares da construção sustentável

Na construção sustentável procura-se eliminar o consumo excessivo de matérias-primas, a produção exagerada de lixos e desperdícios, e a utilização de energias não renováveis. Este conceito e método assenta em 5 pilares:

  • reciclagem: por exemplo, recorrer a materiais reciclados, como azulejos feitos de garrafas de vidro ou parquet fabricado com desperdícios de madeira ou reaproveitamento de pisos;
  • reutilização da água: reutilizar na construção águas residuais tratadas e aproveitar a chuva;
  • iluminação natural;
  • energia solar;
  • materiais sustentáveis.

Embora a construção sustentável seja uma realidade, os métodos tradicionais continuam a prevalecer, muitas vezes devido ao facto de ser a opção mais económica a curto prazo. Todavia, a médio e longo prazo, a poupança nos consumos de água e de fontes de energia (para iluminação, climatização do ambiente, aquecimento das águas, confeção de refeições, limpeza e lavandaria, entre outros), assim como na despesa de manutenção, vai amortizar o investimento.

 

Cabe a todos nós garantir a preservação do ambiente e, consequentemente, das gerações vindouras, por isso, quando considere ter uma casa eficiente. Traga-nos o seu projeto e converse connosco, temos todo o gosto em construir o futuro consigo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.