4 dicas para preparar o jardim da sua casa para a primavera

17 Março 2022

Quem se dedica o ano inteiro à jardinagem sabe que em todas as estações há muito a fazer para manter os espaços verdes saudáveis e vistosos, mas para quem só agora vai desfrutar do jardim da sua casa nova é natural que desconheça as tarefas básicas para o manter bonito. Por isso, partilhamos 4 dicas para preparar o seu jardim para a primavera.

1- Preparar o terreno

É a regra e a dica mais básica de todas, a de preparar a terra do jardim para as tarefas como semear, plantar ou transplantar plantas. Será necessário remexer a terra para que areje e fique oxigenada, é preciso arrancar raízes podres e ervas daninhas, e retirar folhas mortas e outros resíduos acumulados durante o inverno. Depois, deve adubar a terra com substratos orgânicos e minerais para alimentar as plantas com os nutrientes essenciais.

Se tiver relva, deve verificar se tem zonas desgastadas devido à chuva e se há ervas daninhas, e resíduos acumulados. Havendo zonas a descoberto, deve lançar sementes ou cobrir com transplante de relva. Arranque as ervas daninhas e limpe a relva.

Deve também preparar os passadiços do jardim, verificando o estado de lajes e da gravilha, e o sistema de iluminação.

1- Cuidar das plantas: podar, semear, tratar

Esta é, sem dúvida, uma das atividades que mais tempo lhe vai ocupar, mas é também aquela que lhe vai dar mais retorno – um jardim colorido e cheio de vitalidade, com plantas verdejantes e flores perfumadas.

Uma vez que cada planta, flor e arbusto requer cuidados específicos, sugerimos que consulte manuais de jardinagem ou, melhor, que se aconselhe junto da nossa equipa sobre o que deve fazer com cada espécie. Veja alguns exemplos:

  • plantar bolbos mais precoces do verão, como as açucenas;

  • adubar as roseiras trepadeiras;

  • semear amores-perfeitos, cravos, crisântemos e dálias, entre outras.

Fonte: Borda d'Água

3- Regar

A primavera é a estação dos arcos-íris, dos aguaceiros e das amplitudes térmicas pronunciadas, por isso deve regar apenas nos dias em que a temperatura está mais amena e o ar mais seco. Se tiver sistema de rega automática é conveniente ajustá-lo para o clima e horário da estação. Se tiver dúvidas, fale com o nosso Gabinete técnico e um dos nossos especialistas em Paisagística vai ajudá-lo.

4- Verificar o mobiliário de exterior e decorar

E depois de preparar a terra e de cuidar das plantas do jardim da sua casa, é a vez de verificar o estado das mobílias exteriores, consertando estragos, reciclando peças ou adquirindo mobiliário novo. Decore o jardim e as áreas exteriores com detalhes temáticos.

Se ficou entusiasmado com a ideia de ver o seu jardim florescer na primavera e gostaria de ter dicas personalizadas, não hesite em falar connosco – a nossa equipa tem consultores em Arquitetura Paisagística e vai ajudá-lo.

 

Imagens © direitos reservados

Publicações Recentes

Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
Viver com mais sustentabilidade: como tornar a sua casa mais verde
6 Agosto 2025

A sustentabilidade é cada vez mais um critério de decisão para quem compra, vende ou renova casa. Além de contribuir para um planeta mais saudável, apostar numa casa mais eficiente ajuda a reduzir custos no dia a dia e pode até valorizar o imóvel no mercado.

Para quem está a pensar fazer pequenas mudanças, há várias soluções práticas que tornam uma casa mais verde sem exigir um grande investimento inicial.

ISOLAMENTO E CONFORTO TÉRMICO

Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
Cidade portuguesa entre as 10 melhores do mundo para criar uma família
14 Julho 2025

Portugal volta a ganhar destaque nos rankings internacionais, desta vez com uma cidade a ser reconhecida como uma das 10 melhores cidades do mundo para criar uma família, segundo um estudo recente da Compare the Market AU.

O estudo analisou fatores como o número de parques, clubes desportivos, museus e infantários por 100 mil habitantes, assim como os investimentos públicos em apoio familiar, taxas de juro e níveis de educação

Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
Portugal está entre os ecossistemas mais atrativos do mundo – veja quais as cidades que se destacam
24 Junho 2025

Portugal voltou a afirmar-se como um dos países mais atrativos para o empreendedorismo e inovação a nível global. No ranking mundial Global Startup Ecosystem Index 2025, da StartupBlink, o nosso país manteve-se firme no 29.º lugar entre 110 países, com uma evolução positiva e um ecossistema que se vai consolidando ano após ano.